Street Fighter IV (iPhone)

Enviado por: smile_b in Nenhuma Categoria  on

Ninguém esperava que a Capcom fosse anunciar Street Fighter IV para iPhone. E quando isso aconteceu, logo veio a preocupação dos fãs com a jogabilidade. Jogar no iPhone não é tão simples quanto nos consoles, ainda mais quando o jogo em questão é do gênero luta. Para a nossa felicidade, a adaptação ficou melhor do que o esperado.

Os botões do game foram perfeitamente adaptados para o virtual pad do iPhone, com respostas precisas ao toque dos dedos. Jogadores com prática nos consoles irão estranhar no começo, errando alguns hadoukens. Mas depois de algumas partidas no aparelho, o jogador acaba se acostumando e executando todos os golpes com perfeição. Os ultra combos e especiais em geral são bem fáceis de executar, bastando algumas vezes apenas apertar a barra de especial ou o botão de especial.

O jogo possui oito personagens jogáveis: Abel, Blanka, Chun-Li, Ryu, Dhalsin, Guile, Ken e M. Bison, o chefe final. Em Solo Play, são quatro modos de jogo: Tournament, Dojo, Free-Sparring e Training Room. Tournament é o modo normal, em que você luta até chegar no final, contra o M. Bison. Dojo é um tutorial, para se acostumar aos controles do iPhone. Free-Sparring é uma luta solo, onde você pode escolher um personagem para lutar e outro para lutar contra você. Já o Training Room serve para treinar todos os golpes, especiais e combos dos personagens.

Para auxiliar o jogador, existe a lista de comandos dos lutadores, acessível pelo menu de pausa do game. Os controles do virtual pad podem ser configurados onde vão ficar na tela, caso o usuário deseje alterar ou ache mais confortável de outra maneira.

O modo Versus pode ser jogado com um amigo via bluetooth e é bem divertido, com gráficos fluidos e pouca ou nenhuma lentidão. Apesar de tudo, algumas vezes o jogo trava. Mas ao volta, os personagens continuam aonde pararam, evitando experiências desagradáveis. A Capcom recomenda que o jogador desabilite o wireless do aparelho antes de jogar no modo bluetooth, pois o wireless pode causar interferências no sinal. O multiplayer bluetooth do jogo é criado utilizando a API GameKit da Apple, aplicado de forma perfeita – apesar do multiplayer por wireless fazer falta. Talvez a Capcom poderia ter olhado essa modalidade usando o Bonjour (API wireless que a Apple disponibiliza nos sistemas dela para integrar os aparelhos por wireless).

Infelizmente, os gráficos são pré-renderizados em praticamente todas as ações. Em contrapartida, a Capcom conseguiu fazer com que o jogo rode com uma boa performance não só nos modelos mais avançados (3GS e iPod Touch de ultima geração) mas também nas gerações passadas. Durante o jogo, além de personagens pré-renderizados, os efeitos especiais dos golpes são sprites sobrepostos aos personagens. As animações de ultra combos funcionam da mesma forma, sendo executadas com o personagem num fundo escuro. E por fim, os cenários perderam suas animações, sendo apenas texturas aplicadas ao fundo e ao chão.

O som do jogo é muito bom. Mas se você jogar num iPhone vai notar que, enquanto usa o virtual pad, seu dedo fica impedindo a saída de som na parte de baixo do aparelho. Uma experiência bem desagradável, mas nada que jogar com os fones de ouvido não melhore.

No geral, Street Fighter IV para iPhone está fiel à sua versão para consoles. Claro que o jogo sofreu alguns cortes necessários para funcionar bem no portátil, mas nenhum destes cortes chega a frustrar o jogador. Pelo contrário, é quase um milagre ver o game rodando tão bem no iPhone. Com bons gráficos, uma jogabilidade funcional e custando apenas 10 dólares na App Store, não há motivo para perder este game.

 

Fonte:  www.judao.com.br


Comentarios (0)Add Comment

Escreva seu Comentario
Voce precisa estar logado para postar um comentario. Por favor registre-se se caso nao tenha uma conta

busy